Viagens e Ciências

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vespa-do-Mar, A perigosa água-viva da Austrália

Vespa-do-Mar, A perigosa água-viva da Austrália



 Chironex fleckeri







Por Lais Thölken



Domínio: Eukarya
Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Cubozoa
Ordem: chirodropida
Família: chirodropidae
Género: Chironex
Espécie: Chironex fleckeri

A Chironex fleckeri conhecida como a vespa-do-mar, é um cnidário marinho da classe Cubozoa, que representa os cnidários com nematocistos mais perigosos ao ser humano. O grupo cnidário antigamente foi chamado de celenterados e caracteriza os pólipos, águas-vivas, hidras e medusas. O grupo surgiu a 600 milhões de anos, sendo um dos primeiros animais da Terra, com tecidos organizados e cavidade digestiva. A presença do aparelho digestivo permitiu que esses animais ingerissem uma quantidade maior de alimento, já que as porções podem ser reduzidas antes de serem ingeridas pelas células. 




A Vespa-do-mar, pode ser encontrada na costa norte da Austrália até a costa sul da Ásia, sendo considerado espécie nativa do Oceano Índico e do Oceano Pacifico.

Reprodução

Uma vez que a Vespa-do-mar adquire a vida adulta, ela tem cerca de 9 meses de nado livre no mar, após esse tempo a água-viva retorna ao rio de água doce para a reprodução. Esses animais têm reprodução sexuada ou assexuada, na primavera eles iniciam a procura de um companheiro compatível, assim que encontram, a fêmea libera os ovos na água e o macho seus espermas. Esse é o último estágio de vida da Vespa-do-mar, após a liberação dos gametas elas morrem. Os ovos e espermas se encontram e dão origem a uma célula zigótica, essa célula sofre mitose. O pólipo proveniente da mitose, é o estágio em que a água-viva pode sofrer brotação assexuada. . Esses animais são considerados ovíparos.

Nutrição

São animais carnívoros e se alimentam de pequenos peixes e crustáceos. Em seus tentáculos de cerca de 3 metros de comprimento contém milhares cnidócitos, que ao ser tocado lança os nematocistos que contém uma toxina chamada Actinocongestina, um líquido urticante que paralisa sua presa imediatamente. A presa é levada para a boca da água-viva, cai na cavidade gastrovascular, onde é digerido e distribuído, a distribuição é realizada por canais radias, por não conter ânus, os restos não-aproveitáveis são liberados pela boca. 
O professor da Universidade James Cook na Australia Jamie Seymour acredita que essas águas-vivas comem em média 1/4 de seu peso por dia. Sendo que ela não possuem tecido para armazenar gordura, elas preciso caçar sempre que o alimento é digerido. Jamie também observou que as medusas são territorialistas e patrulham a area escolhida à procura de alimentos. 

Adaptações

Além de acompanhar o vento e a maré elas podem nadar, graças à um anel de tecido que reveste o fundo da região interna, este tecido chamado velário, contrai em contrações musculares, o que aumenta a pulsação no nado.  
O pesquisador Jamie Seymour observou que a vespa-do-mar possui um cérebro primitivo, onde as imagens coletadas dos 24 olhos que proporciona uma visão de 360º são processadas. Esses olhos são complexos, e são divididos em 4 grupos de 6, dois captam imagens e 4 detectam luz. 

Veneno

O contato com os tentáculos da vespa-do-mar aciona uma descarga explosiva de nematocistos, os efeitos podem envolver, dor cutânea, inflamação e necrose, hipertensão, colapso cardiovascular e parada cardíaca. O veneno dispara em direção ao sistema central e o coração, podendo matar uma pessoa em apenas 2 minutos.
Para informações mais detalhadas sobre o veneno, deixo alguns links de artigos científicos livres:

A vespa-do-mar possui grandes estratégias para locomoção, alimentação, defesa e reprodução. E é alvo de grandes estudos ecológicos e genéticos que visam proporcionar informações mais detalhadas do modo de vida da medusa, o que diminui o risco de contato com o ser humano, e estudos farmacológicos para desenvolvimento de futuros remédios que combata a disseminação do veneno. 


 Bibliografia 

Frazão B., Vasconcelos V., Antunes A. (2012) toxinas Anemone de mar (Cnidaria, Anthozoa, Actiniaria). Uma visão geral . Mar. Drugs 10 , 1812-1851 [ PMC artigo livre ] [ PubMed ]
Documentário da Discovery Channel https://www.youtube.com/watch?v=4HKFmYNHS_c
Mclounan S. & J.E. Seymour . 2012 Venom and cnidome ontogeny of the cubomedusae Chironex fleckeri Toxicon  Accepted August 2012
S. L.A. Saggiomo, J. E. Seymour . 2012 Cardiotoxic effects of venom fractions from the Australian box jellyfish Chironex fleckeri on human myocardiocytes. Toxicon; http://dx.doi.org/10.1016/j.toxicon.2012.03.025
Para informações detalhadas sobre experimentos do veneno da Vespa-do-mar https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3931041/